quinta-feira, fevereiro 19, 2009

A tecnologia como instrumento integrador de uma "Nóscracia" (Wecracy)

Será que a tecnologia que dispomos presentemente não nos permitirá fazer uma reflexão conjunta e alargada sobre a evolução do conceito de democracia, que, no seu sentido clássico, começa a dar grandes sinais de fraqueza e fragilidade?

Talvez seja o momento de introduzir no pensamento filosófico e político o papel da tecnologias e dos instrumentos de comunicação e participação social como elemento integrador de novas formas de participação social e política.

Eventualmente estamos próximos de poder criar sistemas e plataformas de participação escalonada ao nível quer de partidos políticos (cuja profunda reforma se impõe), quer ao nível de movimentos associativos e cívicos, quer ao nível dos grupos de interesses representativos (como sejam os sindicatos ou as associações patronais e empresariais).

A filosofia política clama pela "descoberta" de uma democracia de futuro para o futur. O mundo global (mundo plano) exige que os Estados evoluam para novos conceitos de Estado, Soberania e participação internacional.

Sem comentários: